Beatriz Contelli   |   28/08/2025 18:20

Como a inteligência artificial pode contribuir para a gestão de viagens corporativas? 

Cristiano Kruel, da StartSe, compartilhou que a tecnologia aumenta a produtividade e automatiza tarefas


PANROTAS / Filip Calixto
Cristiano Kruel, CIO da StartSe, no Fórum Abracorp
Cristiano Kruel, CIO da StartSe, no Fórum Abracorp

Durante o 11º Fórum Abracorp, o Chief Information Officer (CIO) da StartSe, Cristiano Kruel, iniciou seu painel instigando os participantes com a seguinte frase: A Inteligência Artificial não é um problema da área de tecnologia, é um problema de todos.

Kruel demonstrou aos participantes do Fórum Abracorp como é possível automatizar tarefas complexas, criar relatórios estratégicos, gerar conteúdos e até simular planejamentos de viagens corporativas com aplicações práticas de IA.

O CIO ressaltou que essas ferramentas podem aumentar produtividade e permitir decisões mais embasadas, mas a supervisão humana continua necessária para validar resultados, corrigir erros e interpretar contextos que a tecnologia não consegue compreender sozinha.

Kruel exemplificou a importância da supervisão humana com o caso de uma influencer que viralizou ao perder um voo para Porto Rico. Ela havia confiado exclusivamente em informações fornecidas pelo ChatGPT, que indicaram que o país não exigia visto de entrada, quando na realidade havia exigências específicas. O episódio reforça que, apesar da utilidade das IAs, é fundamental que humanos validem informações antes de tomar decisões.

O especialista ainda provocou reações de surpresa na plateia ao revelar que, na China, crianças a partir dos 6 anos já aprendem conceitos de inteligência artificial nas escolas. Apesar de parecer um absurdo, Kruel contou que precisou fazer um vídeo mostrando que qualquer pessoa pode fazer um Pix, por ser algo tão fácil, enquanto seus pais acreditavam que a IA é algo muito mais complexo.

"O conhecimento em IA é essencial para compreender e usar essas tecnologias de forma responsável. Vemos uma necessidade de implementação gradual de IA mas organizações, começando por operações pequenas, sem tentar transformar todo o processo de uma vez, e mantendo um ritmo sustentável", completou.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados